Museus e Arte

O Juízo Final, Fra Angelico

O Juízo Final, Fra Angelico

O Juízo Final - Fra Angelico. A partir de 1430


O Juízo Final foi escrito por Fra Angelico no início dos anos 1430 A perspectiva de duas fileiras de sepulturas vazias se estendendo para o céu escuro cria um efeito dramático do espaço e um sentimento ruim. No centro, cercado por anjos, vemos Cristo como um juiz, a Santa Virgem e São John em seus lugares tradicionais - em ambos os lados dele. Abaixo deles, duas multidões - abençoadas e condenadas - já haviam tomado seus lugares. Anjos reunidos para levar as almas dos abençoados para o céu, isso simboliza sua dança no fundo de uma paisagem celestial. Em frente a eles estão retratados amaldiçoados, aterrorizando os demônios, atraindo-os para o tormento eterno do inferno.

TRIBUNAL ASSUSTADOR. A Sagrada Escritura profetiza que todos estarão diante de Cristo, e ele “se separará um do outro como um pastor separa as ovelhas [crentes] das cabras [incrédulos]; e ele porá as ovelhas à sua direita e as cabras à sua esquerda. Nas igrejas do final da Idade Média e da Renascença, o Juízo Final era tradicionalmente retratado na parede na entrada oeste ou nas proximidades, como um lembrete do rebanho que partiu. Cristo lidera a congregação como juiz, sentado em um trono cercado por apóstolos. Perto dele pode estar a Virgem Maria como intercessora, St. Pedro com as chaves do céu e anjos com os instrumentos da Paixão de Cristo. Acima de Cristo, estão representadas as fileiras de anjos ou santos, e abaixo dele, Michael segura as balanças nas quais as almas humanas são pesadas. Anjos tocam trombetas, chamando os mortos. Na parte inferior dessa composição, pode haver sepulturas abertas para libertar as almas dos mortos, à direita de Cristo, os abençoados voam em movimento circular no sentido horário. Na mão esquerda de Cristo, os incrédulos são enviados para o inferno. No inferno, Satanás devora e expulsa os pecadores, enquanto eles são torturados e torturados de acordo com o castigo imposto. O Juízo Final de Michelangelo (1536-1541; Capela Sistina, Vaticano, Roma), ao contrário da tradição, está localizado na parede do altar. Talvez isso tenha sido feito para advertir aqueles que disputaram a supremacia do Papa após a Reforma. Aqui, Cristo deixa de ser uma figura passiva: diante de nós está a imagem de um Cristo irado que, com um terrível movimento de sua mão, leva a humanidade ao inferno. É um dia de raiva, não um dia de piedade, e a justiça desse julgamento celestial é a implacável severidade de Deus.


Assista o vídeo: JUÍZO FINAL - ELIEZER ROSA (Setembro 2021).