Museus e Arte

A Adoração do Cordeiro, Jan van Eyck, 1432

A Adoração do Cordeiro, Jan van Eyck, 1432


We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

A Adoração do Cordeiro - Jan van Eyck. 1432

O grande altar na Catedral de St. No painel central, vemos grandes grupos de pessoas reunidos sob o esplendor do Espírito Santo para adorar a Cristo, que aparece sob o disfarce do cordeiro divino no altar central, cercado por anjos e instrumentos da Paixão de Cristo. No primeiro plano da gravura, há uma fonte que serve como alusão à promessa feita no Apocalipse de João, o Teólogo, de que todos os sedentos receberão água do poço da vida.

Jan van Eyck estava associado à alta cultura que floresceu na corte dos duques da Borgonha no início dos anos 1400; sua cuidadosa atenção aos detalhes relembra miniaturas na “Magnífica Teologia do Duque de Berry”, realizada em um estilo cosmopolita na mesma época. Mas na paisagem, que se abre no fundo da imagem, com falésias e colinas azuis distantes, já são visíveis traços de realismo e é planejado o uso da perspectiva artística característica da pintura do Alto Renascimento.

CORDEIRO. No Antigo Testamento, um cordeiro, ou cordeiro, era frequentemente sacrificado a Deus; e no início a arte cristã e medieval simbolizava a paixão de Cristo e a ressurreição de Cristo. Ao representar o primeiro lote, às vezes o sangue de um cordeiro fluía para o cálice (tigela); nas pinturas dedicadas ao segundo lote, o cordeiro podia segurar um banner com a imagem de uma cruz vermelha em fundo branco. O atributo de João Batista é o cordeiro - uma alusão ao fato de que ele chamou Cristo "o cordeiro de Deus", assumindo o pecado do mundo.

O cordeiro também pode simbolizar o rebanho, os seguidores de Cristo sob a proteção de um bom pastor, como, por exemplo, no antigo mosaico cristão do mausoléu de Galla Placidia em Ravena.


Assista o vídeo: Jan van Eyck - Série: Um minuto de Arte - Do Gótico ao Contemporâneo - 009120 (Julho 2022).


Comentários:

  1. Breen

    O principal ao postar essas informações é não esquecer que ela pode prejudicar algumas personalidades inadequadas

  2. Gerrald

    sem comentários

  3. Beau

    É notável, mas a informação útil

  4. Voodookree

    Esta é a frase simplesmente incomparável)

  5. Lambart

    Eu acho que você permitirá o erro. Escreva para mim em PM, nós lidaremos com isso.

  6. Talkis

    É notável, frase bastante valiosa

  7. Tedd

    Você não está certo. Tenho certeza. Vamos discutir. Envie -me um email para PM, vamos conversar.



Escreve uma mensagem